Segurança em primeiro lugar: a importância das Normas Regulamentadoras na Construção Civil

Na semana em que celebramos o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, comemorado no próximo dia 27, é importante destacar a relevância das Normas Regulamentadoras (NRs) e das práticas de saúde e segurança nos canteiros de obras, já que a integridade física e o bem-estar dos trabalhadores devem estar na ordem do dia de qualquer empresa da Construção Civil.

As NRs, estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, são responsáveis por incentivar a implantação de políticas e parâmetros de qualidade que devem ser seguidos pelas empresas. Entre as mais relevantes para o setor da construção, destacam-se a NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, que define diretrizes de segurança para a execução de atividades nos canteiros de obras, abordando desde instalações elétricas até a utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), e a NR 35 – Trabalho em Altura, que estabelece os requisitos mínimos de proteção para os trabalhos realizados em alturas superiores a dois metros, envolvendo a capacitação dos trabalhadores e o uso de sistemas de proteção contra quedas.

Ações nos Canteiros de Obras

Além do conhecimento das exigências das Normas, sua implementação no dia a dia dos canteiros de obras envolve ações práticas, como treinamento e capacitação para os trabalhadores, abordando o uso correto dos EPIs e outros temas de segurança, e a realização de inspeções periódicas nos canteiros de obras para identificar e corrigir possíveis riscos. Além disso, a promoção de uma cultura de segurança é fundamental, onde todos se sintam responsáveis pela prevenção de acidentes e pelo bem-estar coletivo.

Para reforçar a segurança nos canteiros de obras, outras ações também são importantes:

  1. Utilização correta de EPIs: sempre utilizar os equipamentos de proteção individual adequados para cada tarefa, como capacetes, luvas, óculos de proteção e calçados de segurança.
  2. Sinalização adequada: manter a sinalização de segurança visível e clara em todas as áreas de risco.
  3. Organização do canteiro de obras: manter o canteiro de obras organizado, com materiais armazenados de forma segura e acessos desobstruídos.
  4. Higiene e saúde ocupacional: promover boas práticas de higiene, como o uso de lavatórios e áreas de descanso adequadas.
  5. Planejamento e supervisão: planejar cuidadosamente cada etapa da obra e garantir uma supervisão constante para a execução segura das atividades.

 

Seconci-Rio sempre vigilante

Todos os anos, o Seconci-Rio se engaja nesta proposta de levar a cultura prevencionista às empresas e se coloca à disposição para fazer acontecer a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) realizada por muitas empresas. Desta forma, disponibilizamos treinamentos e palestras de saúde e segurança no trabalho, com caráter preventivo, abordando temas como primeiros socorros, ergonomia, dengue, saúde do homem, segurança no canteiro de obra, entre outros. Os interessados no agendamento destas ações podem entrar em contato com o setor de SST, pelo telefone (21) 2101.2555.

A segurança dos trabalhadores deve ser sempre uma prioridade. Cumprir as normas regulamentadoras, adotar práticas seguras nos canteiros de obra e seguir as dicas de prevenção são passos fundamentais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Celebrar o Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho é, acima de tudo, um compromisso com a vida e o bem-estar de todos os profissionais que colocam a mão na massa, diariamente.

Compartilhe essa notícia:

Veja também